O par GBP/USD está atualmente sofrendo pressão de baixa, permanecendo abaixo do nível crítico de 1,2700, a partir de quinta-feira. Esta situação é agravada por uma mudança negativa no sentimento do mercado, que está colocando uma pressão sobre a libra esterlina. Após uma breve recuperação acima da marca de 1,2700 durante as negociações européias de quarta-feira, o par perdeu seu ímpeto e terminou o dia quase inalterado, permanecendo logo abaixo desse nível. No início das negociações de quinta-feira, o GBP/USD foi posicionado em seu ponto mais baixo em um mês, um declínio significativo desde o início de julho.
O ambiente desafiador do mercado tem tornado cada vez mais difícil para a libra manter sua força em relação a outras moedas. Ao mesmo tempo, o índice FTSE 100 do Reino Unido caiu 1%, enquanto os futuros dos índices acionários dos EUA também estão apresentando ligeiras quedas. Na segunda metade do dia, os investidores estarão atentos à divulgação dos dados semanais dos pedidos iniciais de auxílio-desemprego dos Estados Unidos, que devem fornecer mais orientações. A expectativa é de que o número de novos pedidos de auxílio-desemprego chegue a 240.000 para a semana encerrada em 3 de agosto. Se esse número exceder as projeções, poderá ter um impacto negativo sobre o dólar americano e potencialmente amortecer as perdas do GBP/USD .
No entanto, o par pode enfrentar desafios na montagem de uma recuperação se os ativos portos-seguros continuarem a atrair fluxos de entrada em meio à contínua volatilidade do mercado.
De uma perspectiva técnica, o GBP/USD permanece abaixo de sua linha de tendência descendente, com o Índice de Força Relativa (RSI) no gráfico de 4 horas indicando condições de baixa, já que permanece abaixo da marca de 40. Os níveis de suporte imediato são identificados em 1,2620, seguidos por 1,2600 e 1,2550. No lado positivo, a resistência inicial é esperada em torno de 1,2710-1,2700, com outros níveis de resistência em 1,2750 e 1,2780, que se correlacionam com os níveis de retração de Fibonacci da recente tendência ascendente.